sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O trem, o sapo o milho de pipoca e as mudanças

Autor: José Ricardo Corrêa Maia

O trem segue de estação em estação até chegar ao seu destino final. Assim, é o ciclo da vida no qual a gente nasce, cresce, envelhece e também chega ao destino final. A cada etapa ou estação ocorre o que assusta a muitos que é a mudança.

Quando o trem para numa estação fica um determinado tempo para carga e descarga e para entrada e saída de passageiros.

Essa mudança não causa apenas simples desconforto, mas também medo.
É como se mudasse de escola, emprego ou cidade. Com o passar do tempo se faz amizades e se acostuma com esta estação. Mas chega um certo momento que é hora de partir para a próxima estação. Alguns passageiros continuam a viagem, outros desembarcam.

Temos que acompanhar o trem da vida e assimilar todas as mudanças. Não é fácil, mas é necessário,
Profissionalmente deve-se facilitar e até mesmo provocar mudanças. Sem mudanças não há crescimento.

Albert Einstein declarou: “É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE MUDAR OS HÁBITOS DAS PESSOAS”.
As pessoas e os grupos resistem às mudanças ou por medo do que lhes é desconhecido ou por medo do que possam vir a perder com a implantação de novas mudanças e por sair da zona de conforto.
O livro Ping - A busca de um sapo por uma nova lagoa de Stuart Avery Gold fala sobre mudança, superação de obstáculo e fé. É a parábola do sapo Ping, que se vê diante de uma aterrorizante aventura quando a lagoa que conhecia tão bem e onde se julgava tão feliz seca completamente, fazendo com que ele saia em busca de um novo lugar para dar seus saltos. O que prova que muitas vezes temos que mudar.

No caso do trem, por mais que se goste de uma estação, por vezes somos forçados a mudar de estação, por exemplo, quando se é dispensado de um emprego.
No livro “O amor que acende a lua” de RUBEN ALVES narra a parábola do milho de pipoca.
O milho de pipoca somos nós: duros e impróprios para comer.Pelo poder do fogo podemos nos transformar em outra coisa. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito.
Mas, de repente, a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos, o fogo. Pode ser perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego ou pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos.A pobre pipoca, fechada dentro da panela, cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou. Dentro de sua casca dura não pode imaginar destino diferente. Aí, a grande transformação acontece e ela aparece completamente diferente.Mas tem o piruá que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. Terminado o estouro da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Não seja um piruá. Quando o trem da vida prosseguir não resista a mudança, pelo contrário, mude para vencer.
Para isso você deve ter SABEDORIA para reconhecer a necessidade de mudar, CORAGEM para iniciar a mudança e DETERMINAÇÃO para manter o curso.