quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O farol de Métis

Autor: José Ricardo Corrêa Maia
Na mitologia romana Métis é o nome da deusa da prudência.Prudência é uma virtude, e vem do latim prudentia significando "previsão, sagacidade". É a capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas com referência a ações apropriadas num determinado tempo e lugar. Para Tomás de Aquino esta virtude é capaz de fazer com que o ser humano encontre, em cada decisão que toma o “caminho certo”. A palavra tornou-se sinônimo de cautela, que é não tomar riscos desnecessários.
Segundo Leonardo Boff, “A prudência é a capacidade de escolher o caminho que melhor soluciona os problemas. O excesso da prudência é o imobilismo. A pessoa é tão prudente que acaba morrendo de ajuizada. Engessa procedimentos ou chega tarde demais na compreensão e solução das questões”.
Em “A arte de tomar decisões certas”, Roberto C. G. Castro relata que “pensando agir com base na razão, o homem moderno acostumou-se a tomar decisões fundamentadas, muitas vezes, em suas próprias paixões. Nada mais prejudicial à conduta humana do que esse equívoco”.
Jean Lauand em “A prudência – A virtude da decisão certa, de Tomás de Aquino” expressa que “de nada adianta saber o que é bom se não há a decisão de realizar esse bem”. A prudência diz respeito à arte de decidir corretamente com base na realidade.Ver a realidade é apenas uma parte da prudência, a outra parte é transformar a realidade vista em ação. O critério para o discernimento do bem é a realidade.
A prudência comporta três atos: o primeiro é aconselhar, que diz respeito à descoberta; o segundo ato é julgar, avaliar o que se descobriu. O terceiro ato, que é comandar: aplicar ao agir o que foi aconselhado e julgado.
Assim como o farol orienta o caminho certo a seguir para as embarcações é a prudência para o ser humano.
Patricia é a representação da prudência. Ela assume somente riscos calculados. Não é negligente. Ela é como um farol indicando o caminho certo para nossa embarcação da vida. É um leme dando um rumo seguro, como no provérbio "A prudência é a mãe da segurança." Ela é o meu Farol de Métis.
Há o ditado que diz que "A prudência, consolida os sucessos e a presunção os destrói."Patrícia consegue consolidar sucessos por causa de sua sabedoria, temperança e principalmente prudência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário