quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sorria

O mundo de estresse, preocupações, projetos, afazeres e ruídos que temos diariamente inunda a nossa mente de caos. A confusão mental e emocional nos impede de encontrar aquela calma que desesperadamente procuramos.Como pode a mente tornar-se quieta? É essencial ter uma mente tranqüila.
Qual é o estado de sua mente? Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema parece cansar mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Não há nada melhor como sair para a rua. Apanhar ar fresco faz bem, caminhar faz bem, descansa a mente. Pode não resolver o problema, mas dá alívio.
Madan Kataria, clínico geral de Mumbai, Índia, recentemente iniciou uma prática chamada de ioga do riso. Ele viajou pelo mundo inteiro – esteve em Joinville em meados de julho deste ano –, ensinando grupos de pessoas a rir. As pessoas riam sem motivo (no início, são usadas técnicas de respiração).
O riso não dependia de piadas, de situações cômicas. A risada era provocada de maneira artificial e se transformava em riso verdadeiro, com todos passando a se perceber vitalizados.O riso promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sangüíneo. Também reduz os níveis de adrenalina e cortisol no sangue e aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da universidade Vanderbilt, nos EUA, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.
Se o dinheiro está “curto”, sorria! O sorriso atrai a prosperidade. Se está havendo conflitos familiares, sorria! O sorriso dissolve as energias pesadas. Esse mecanismo funciona as 24 horas do dia.
Portanto, vamos sorrir. Sorrindo nos sentimos mais vivos, e este é o maior motivo para sorrir. Bom humor recarrega as energias.

Silca T. Malutta

Texto publicado no Jornal A Notícia de 29 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário