segunda-feira, 15 de junho de 2009

Gratidão

Autor: Dorvalino Furtado Filho
Se existe um nível altíssimo na moral de um ser humano este nível é a gratidão. É incrível, mas o homem foi superado pelo cão guando se trata de gratidão.
Sêneca, em cartas a Lucílio, abordou esta moral em afirmar que "não há ódio mais violento do que o proveniente de um benefício não honrado", em outros termos é a pessoa ser ingrata em todos os sentidos.
É incrível, mas o homem foi superado pelo cão guando se trata de gratidão. Hoje, fazer um favor ou benefício a alguém, para quem quer que seja, é perigoso, pois pode terminar a amizade. Muitos agem e pensam assim.
Max Gehringer, lá dos seus clássicos corporativos não diz de gratidão, mas sim de favor, e ao criar a lei da perversidade profissional enfatiza que a chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano. Cinco anos depois, o favor será esquecido... Mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
No nosso cotidiano é impressionante como somos afetados pela ingratidão. Muitos casais amigos que convidam outros casais para jantar em sua casa, em encontros felizes de fim de semana, sentem-se frustrados por não terem reciprocidade ou gratidão em também serem convidados e assim o tempo acaba com a amizade ou deixa-se de se convidar e morre, aos poucos, a amizade ou um relacionamento digno de família em trocarem ideais e felicidade.
Aquele chefe de algum setor ou mesmo o chefão que não é capaz de dar um pequeno elogio a um bom trabalho do seu funcionário, mata a vontade do subordinado em criar ou a ter estímulo de fazer bem feito.
Isto não quer dizer que você tenha que receber prêmios sem mais nem menos por tudo que faz de favor ou de gratidão. Nunca espere gratidão, apenas faça pelo bem de fazer, o retorno virá para você de outra forma muito mais providencial. Até porque como disse Mason Williams, receber certos prêmios ou elogios é como ser beijado por alguém com mau hálito. Cuidado!
Vamos ser gratos sempre pelo que possuímos e lembrar que estúpida é a pessoa ingrata, injusta e parasita, ou seja, aquela pessoa que não retribui nada do que recebe.
Publicado no Jornal A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário