quinta-feira, 16 de abril de 2009

O copo

Autor: José Ricardo Corrêa Maia

Antigamente tínhamos somente copos de vidro, mas dava muito trabalho lava-los para servir a um público grande, sem dizer às vezes em que se quebravam. Então para economizar e facilitar a sua vida, o homem inventou o copo plástico descartável. Hoje, se percebe o equívoco, e podem se ver campanhas de conscientização para se adotar um copo por dia, trocar os copos por canecas ou para reciclagem.
Infelizmente, assim como o copo, o trabalhador está se tornando descartável.
É só chegar uma “crise” que alguns trabalhadores são descartados. Porém, algumas organizações mantêm executivos com gordos salários ou bonificações e com livre acesso a jatinhos, entre outras mordomias.
Vale lembrar que o mundo dá voltas e o capitalismo sobrevive do consumo. Com a diminuição do dinheiro em circulação em virtude do desemprego, o consumo diminui, afetando toda a cadeia de suprimentos em diversos ramos de negócios.
Se não for pensado em soluções criativas, estes executivos também poderão ser como os copos, isto é, dispensados.
O descarte de copos plásticos compromete o meio ambiente por centenas de anos. Acredito que não se deseja passar pelo prejuízo social por causa do trabalhador descartável.
Portanto, empreendedores e trabalhadores devem se unir para negociar e buscar soluções em que ambos os lados ganhem.
Deve-se transformar a crise em oportunidade para melhorar e dominar as divergências, administrando os conflitos. Contudo, não se deve esquecer de usar a criatividade e inovação.
Somente com estas iniciativas não precisaremos ver no futuro campanhas para se adotar “o copo”.
Publicado no Recanto das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário