quinta-feira, 23 de abril de 2009

Para Laura quando vier

Autor: Donald Malschitzky
Você ainda está a caminho, mas já muitos a conhecem e torcem por você e contam cada tempo da espera até sua chegada em definitivo. Escolheram Laura para você. Laura significa “coroa de folhas de louro”, portanto você já nascerá vitória e rainha, e, embora eles nem notem, desde já, você governa a vida de seus pais.
Mas, Laura, o tempo é tão efêmero que já, já, quando nossos os olhos se abrirem após a primeira piscada, seu choro estará no meio de nós e umas piscadelas depois, já será adolescente, adulta e, pois é, não sei que eufemismo será usado no futuro, mas será velha.
Haverá um outro mundo para você, tão diferente deste em que hoje vivemos, que qualquer um de nós se sentiria absolutamente deslocado nele. Mas esse será seu mundo, e muito dele dependerá de como você usar sua coroa de louros. É, Pequena, já existe um monte de responsabilidades esperando por você!
Conselhos, conselhos, conselhos: será o que mais você ouvirá em sua vida, embora ninguém consiga, uma vez sequer, colocar-se em seu lugar. Então, não encare como conselhos o que lhe passo, mas como divagações, meras divagações.
Você viverá num mundo em que a tecnologia será igual ao ar que respirará, pois agora já é quase assim, mas, preste atenção: nada substituirá, nunca, o coração o humano, nada será mais forte do que o amor, não importa o que lhe digam. O conhecimento é, cada vez mais, algo acessível a todos, e as descobertas no campo da ciência se sucedem numa rapidez espantosa, mas por trás de tudo isso há algo imprescindível: a sabedoria. Portanto, não importa o que você faça, procure sempre ser sábia. Sinceramente, isso não lhe garantirá sucesso profissional, pois sempre haverá gente a preferir que as pessoas sejam peças descartáveis e não seres pensantes, mas fará de você uma pessoa agradecida por viver.
Pena, mas você não receberá um mundo bom, pois nós e todos os que vieram antes de nós só soubemos estragar tudo. Respeite-o, por favor, e – faça-o por nós – resgate o que for preciso para que a Mãe Terra possa ser mãe novamente.
Por falar em resgate, se puder dar uma mãozinha para que as pessoas voltem a se respeitar, que valores voltem a ter valor, que todo trabalho seja digno e que as pessoas se doem mais e se vendam menos, certamente seu caminho pela Terra terá valido a pena.
Bem-vinda, quando vier, Laura e que suas pegadas sejam belas.

Publicado no Jornal Notícias do Dia e Recanto das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário