quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Que tipo de doador você é?

Existe o conto da omelete e da feijoada. Nesta estória a galinha é um exemplo de envolvimento. Ela doa ovos, sempre que pode para a omelete oferecida na festa anual da vila. Já o porco está totalmente comprometido, uma vez que doa o seu corpo para a famosa feijoada desta festa.

De acordo com o dicionário, doar é transmitir gratuitamente algo a outra pessoa. Além disso, é reconhecidamente um gesto de solidariedade, generosidade e amor a vida.

Você pode ser doador em vários momentos e de várias formas. Você pode doar sangue, ato no qual ajuda a salvar até quatro vidas. Pode-se doar medula óssea para auxiliar o tratamento de leucemia e imunodeficiências primárias. Você também pode ser doador de órgãos, manifestando o seu desejo a seus familiares.

Outra forma de ser doador é reservando o seu tempo efetuar atividades voluntárias, ou seja, doar o seu tempo para ler para crianças ou idosos em lares ou hospitais, por exemplo.

Finalmente, você pode colaborar com dinheiro em campanhas organizadas por empresas ou ONG´s.

Pode-se ser doador do tipo galinha que colabora quando necessário ou do tipo porco que é comprometido. Isso não importa. O fundamental para sua mente, seu espírito e principalmente para o próximo é a realização das doações.

Se você é do tipo galinha ou porco, parabéns!
Mas se você não é nenhum desses tipos, mexa-se! Ainda há tempo para mudar de atitude.

José Ricardo Corrêa Maia
Publicado no Jornal Notícias do Dia com o título "Tipo de Doador"

Nenhum comentário:

Postar um comentário