quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Violência na mídia

A atual exposição exagerada sobre violência da mídia em noticiários, novelas, filmes e até mesmo em desenhos animados chegou ao extremo, ou seja, atingiu o grau máximo suportável.

Esse abuso de veiculação de notícias ocorre em televisão, internet, jornal, e rádio, mas principalmente na televisão e internet.

A mídia na ambição de conseguir mais audiência e faturar mais com os anunciantes acaba banalizando a violência que podem causar danos a sociedade proliferando a maldade e de certa forma fazendo apologia ao uso de força bruta para resolução de conflitos e problemas.

Noticiar é relatar um acontecimento atual, mas nos casos do casal Nardoni e da menina Eloá ficou evidente a divulgação excessiva. Cabe a mídia avaliar criteriosamente o tempo dispensado para cada notícia e aos anunciantes refletirem se vale a pena expor sua marca a tanto sangue derramado e atos violentos que são apresentados.

Como se não bastasse, os filmes e desenhos animados estão ultrapassando os limites.

Se os pais não ficarem atentos, não controlarem ou esclarecem os fatos aos seus filhos, os atos de agressão entre alunos (bulling), entre outras coisas terá um crescimento exponencial.

Fica aqui um pedido de coerência, bom senso e porque não dizer de cidadania aos meios de comunicação.

José Ricardo Corrêa Maia


Texto publicado na seção Cartas do Jornal Notícias do Dia de Joinville em 28/11/2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário