quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

UTI

Meu irmão Juarez foi operado do coração e, assim, foi inevitável vivenciar os sofrimentos dos internos de uma UTI e também nos apartamentos e enfermarias dos mortais. Meus sentimentos mais tristes vêm do sofrimento de muitas pessoas que presenciei na UTI, o que desperta muitos questionamentos sobre o milagre da vida.
Ainda reflito sobre a separação dos doentes dos familiares, o que pode lhes causar uma baixa auto-estima, decorrente de uma situação completamente dependente.
Quando via nesta UTI a possível despersonalização do paciente, devido à utilização de máquinas, percebia que o “toque” do médico e da enfermeira é mágico, pois faz brilhar os olhos do doente.
Pude sentir a atenção sincera de um médico que fazia-nos entender que há cura emocional do paciente pela humanização do atendimento de todos os profissionais da enfermagem. Vida ou morte é a realidade numa UTI.
Ao perceber a reação de pessoas com muita dor, dentro e fora da UTI, comecei a pensar: por que há pessoas egoístas que pensam que são as únicas no mundo? Por que nunca paramos para valorizar o que temos? Os humanos nunca refletem sobre isso?
Nas madrugadas e dias em que meu irmão sentia essa dor do pós-operatório, conheci um homem que está enfrentando a dor com dignidade, sem querer despertar pena. Está dando lições de resignação e coragem, por isso sua cura está a caminho.
Em hospitais como o de Caridade, em Florianópolis, há profissionais que conhecem o significado do respeito ao ser humano, daí vem a coragem de muitos pacientes em qualquer estágio da doença.
Sem saúde, perde-se o sabor dos prazeres, a inteligência não funciona e não há forças para lutar. William Hazlitt, em suas obras, foi muito feliz ao afirmar que a menor dor em nosso dedo causa-nos mais preocupações que a destruição de milhões de nossos semelhantes.
As doenças e até a saúde podem mostrar que não há nada de nobre no ser humano em ser superior ao próximo, ao contrário, alguém verdadeiramente nobre consiste em ser superior ao que era antes. Você já deve ter encontrado pessoas que se acham acima do bem ou do mal, que dão sempre conselhos, julgam e se sentem superiores a tudo? Será assim até caírem doentes.
Veterinário
DORVALINO FURTADO FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário