segunda-feira, 11 de maio de 2009

Força e vontade

Autor: Roberto Szabunia

Não, o título não está errado. Eu não quis escrever “força de vontade”. Essa virtude também é importante para o tema desta crônica, mas o destaque vai para duas qualidades necessárias para uma categoria especial de jovens, aqueles que estudam e trabalham. Muita força e bastante vontade.
Há os adolescentes, que aos 16 anos começam a fazer os estágios. Normalmente, eles estão no segundo ano do ensino médio, já começam a pensar no futuro, na profissão que querem seguir – ou não, talvez ainda não tenham definido o caminho.

Estes jovens, acostumados a utilizar o tempo livre para navegar na internet, bater papo no msn ou jogar videogame, precisam se organizar de outra forma. De manhã estão na aula, às 13 horas já devem bater o ponto no emprego, saem às 17, correm para o curso de inglês. À noite, em casa, um jantar reforçado para compensar o gasto de energia. Um tempo para as tarefas escolares, estudar para as provas, fazer algum trabalho. E ainda resta um período para a inadiável conferência da caixa de entrada, o papo no msn... É bom irem se acostumando, pois depois vai ficar mais pesado.
Este peso a mais chega com o fim do ensino médio, o vestibular e a tão sonhada faculdade. Talvez aquele estágio no banco já tenha virado emprego fixo. Se não, é hora de procurar um, para ajudar os pais a sustentar a faculdade.

Aí, o expediente começa logo cedo, o horário de almoço é corrido, às vezes nem dá pra ir almoçar em casa. Seis e meia da tarde o lanche é engolido às pressas – muitas vezes dentro da sala, com a aula já iniciada. Chegar em casa quase às 11 da noite, cansado, ainda com fome, fazer mais uma boquinha e... Cama!
Estudar, fazer trabalhos da faculdade e pesquisar, só nos finais de semana. Ou na hora do almoço, na empresa ou em casa. Talvez sobre um tempinho no domingo, para encontrar a galera, dar uma navegada na internet, ir no jogo, no cinema... Organizando bem, dá até pra pegar uma balada sábado à noite – tomando cuidado pra não dormir em cima da mesa, se não vão pensar que você está bêbado.

Jovem, vá em frente. Você aproveitou bem a vida de criança e adolescente até os 15 anos. A hora é de assumir responsabilidades. Você aí, rapaz, concilie: arranje uma namorada na própria faculdade, aí vocês ficam sempre por perto. Garota, capriche no trabalho e na faculdade. Passar um pouco de fome não faz mal, você até emagrece.
Lá na frente, com o diploma na mão e, quem sabe, uma carreira já encaminhada, a recompensa é doce. A cada final de semana, guarde um pouco de empolgação, faça uma poupança de disposição para festas e esbanje tudo no baile de formatura. Aí, depois de tanta força e vontade, você merece!
Publicado no Jornal Notícias do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário