Autor: José Ricardo Corrêa Maia
Superação é o ato de exceder limites. Isso requer muita determinação, dedicação, fé e esperança.
Ronaldo Nazário é um exemplo de superação, depois de 3 contusões conseguiu dar a volta por cima. Outro exemplo de superação é Thomas Edison, conforme o texto “Dar a volta por cima” de Donald Malschitzky, ele após ter o laboratório destruído, o reconstruiu, continuou trabalhando e conseguiu atingir sua meta.
De acordo com Apolinário Ternes família é o fundamento indispensável para a sociedade e provavelmente Ronaldo, Thomas Edison e tantos outros que conseguem se superar tem a semente da fé e esperança plantada pela mãe que conta com o apoio do pai para formar a índole.
No dia 15 de maio é comemorado o dia internacional da família. Momento para refletir sobre o que significa família. A família deve formar as pessoas e nisso está contemplado ensinar tudo o que é necessário para ultrapassar os limites, tais como virtudes e otimismo. Ela também deve apoiar com incentivos que estimulem a perseverança.
Continuando o tema superação, temos outro exemplo que é a equipe de basquete Raposas do Sul que se superam todos os dias ao treinar nas suas cadeiras de rodas e quando entram para uma disputa de campeonato já atingiram a meta graças à amizade e companheirismo. Quando se precisa renascer das cinzas feito Fênix, é que se reconhece o verdadeiro amigo que é aquele que está sempre presente compartilhando as dificuldades e também as conquistas.
No livro do Eclesiástico cita: “na dor, permanece firme e na humilhação tem paciência”. A falta de paciência pode por tudo a perder, fazendo não esperar o momento certo para certas atitudes.
Contudo, permanecer firme na dor é uma prova de fortaleza, virtude que assegura a firmeza nas dificuldades para não se fraquejar ante os obstáculos.
Se você está com dificuldades aprenda com estes exemplos e pratique paciência, esperança, fortaleza e entregue-se inteiramente. Este sacrificio o tornará um vencedor.
Publicado no Recanto da Letras
http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1578286
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário