domingo, 29 de março de 2009

A vida é uma estrada

Autor: José Ricardo Corrêa Maia

Na jornada da vida encontram-se vários tipos de estrada. A felicidade, o sucesso e a prosperidade dependem da capacidade de adaptação e de como se supera os obstáculos de cada trecho.

Para se ter segurança numa estrada deve-se ter uma adequada infraestrutura, como por exemplo, pavimentação e sinalização.
Na vida essa base é a formação que é composta por cortesia, respeito, virtudes e valores responsáveis pela índole e caráter. Com isso, pode-se iniciar esta viagem com mais confiança.

Nesta estrada têm-se retas que podem ser verdadeiras armadilhas convidando ao excesso de velocidades, o que aumenta os riscos de acidentes. Muitas vezes isso ocorre sem se perceber. Na estrada da vida existem situações semelhantes na qual o excesso de confiança torna as pessoas displicentes, imprudentes, prepotentes, arrogantes ou com qualquer outra atitude inconveniente sem imaginar o que está acontecendo. Afasta, desta forma, os amigos e interferindo nas relações inter-pessoais. Nas retas de sua estrada tenha cuidado para não extrapolar.

Nas serras tem subidas íngrimes e trechos sinuosos com curvas perigosas, normalmente com neblina prejudicando a visibilidade. Nestes momentos precisa-se de potência para subir, o que na vida são a determinação e persistência. Nos trechos sinuosos com serração deve-se guiar com cautela, atenção, paciência e ser um bom observador. Na sua estrada não se pode esquecer isso porque uma pessoa impaciente, desatenciosa ou que fala muito mais do que observa pode por a perder sonhos e esforço de uma vida.

Lembre-se que nessa estrada você não estará só e infelizmente encontrará gente deseducada, impaciente e intolerante, por exemplo. Assim como se passa pelos buracos e trechos perigosos deve-se administrar os conflitos com calma, serenidade, tolerância e fundamentalmente sabedoria.

Portanto, ao guiar numa estrada ou na sua vida profissional e pessoal deve-se procurar ser determinado, tolerante, sábio, prudente e acima de tudo evitar excessos para não extrapolar nos atos e se expor a riscos desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário