terça-feira, 10 de março de 2009

Onde está Deus?

Quando acontece uma calamidade, procuramos inúmeras explicações para o que ocorreu, o porquê das coisas. Podemos achar que o planeta está demonstrando sinais da agressão desenfreada que vem sofrendo nas últimas décadas, mas em certos momentos devemos parar de buscar explicações e desenvolver a aceitação.

Podemos olhar incrédulos para os céus, perguntando para as nuvens que despejam suas lágrimas: “Deus, aonde estás?” No fundo do nosso coração, encontramos uma voz que nos responde com ternura: “Deus está no sorriso dos médicos que estão dobrando os plantões, na perícia dos pilotos de helicóptero que estão socorrendo, nas mãos dos milhares de voluntários que estão se dedicando a amenizar o sofrimento dos irmãos, nas lágrimas dos assistentes sociais, no abraço dos bombeiros e policiais, no coração de todos os brasileiros que se solidarizam com o acontecimento.”

Não fomos abandonados. Deus manda estes seus soldados, seus anjos, para desencadear em nós o que temos e o que somos de melhor. Mas Deus também está no político corrupto que vê uma oportunidade na tragédia de ganhar mais comissões, no comerciante ganancioso que ao invés de distribuir água e pão aos famintos, usa da lei da oferta e da procura para extorquir. Está nas pessoas que saqueiam supermercados e casas buscando eletrodomésticos e bebidas.

Não esqueça que nós todos somos formados da mesma matéria que as galáxias, somos poeira e brilho das estrelas. O que muda é a forma como nós utilizamos o livre arbítrio para desabrochar esta chama que brilha no íntimo de cada um.

Certas coisas ocorrem para que fiquemos despidos, face a face conosco, para que possamos descobrir quem realmente somos: batalhadores, brasileiros que não desistem nunca, deuses num corpo humano. Ou brasileiros que querem levar vantagem em tudo, que desistem logo, que asfixiam sua divindade. “Deus fez-se homem para que o homem se tornasse Deus”. A divindade de Deus se manifesta pela nossa humanidade! E agora. Você já parou para pensar onde está Deus?

Humberto Thormann Bez Batti

Publicado no Jornal A Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário