sexta-feira, 31 de julho de 2009

Nos parques da vida

Autor: José Ricardo Corrêa Maia

Ao brincar com minha pequena princesa num parquinho percebi que a vida pode ser comparada com um parque.

Mas afinal de contas o que é um parque? Parque é um terreno com muitas árvores destinado a passeios. Parque infantil é um local público destinado para a recreação de crianças que é provido de brinquedos tais como balanço, gangorra, etc. ou aparelhos de ginástica, também chamado de playground ou parquinho.

Ao comparar um parque com a vida tem-se a gangorra que é um verdadeiro sobe e desce como a vida, cheia de altos e baixos. Esse brinquedo requer duas pessoas que tenham harmonia e união.

Paula Falcão em “Jogo da Vida” diz que “A gangorra é dos sentimentos que dá um frio na barriga na hora de mudar de posição. È um gira-gira de emoções”.

“Sinto-me numa gangorra e lá estou na baixa estima desejando que alguém na outra ponta sente, me eleve e me jogue para cima” é relatado por Lívia Apetitto França em “Parque dos Sonhos”.

O balanço, no vai e vem nos faz sentir a liberdade que nas trilhas entre as árvores usamos para escolher o melhor caminho em outro parque da vida, ou seja, o livre arbítrio.

Para o escorregador precisa-se subir a escada para descer velozmente e confiante.

O gira-gira faz lembrar ciclos, assim como a roda gigante. Isso no remete a humildade e modéstia.

Mikael Ferreira em “Minha vida é um parque de diversões” escreve que “A vida pode ser uma roda gigante. Hoje você está aqui em baixo, vendo como os lá de cima estão felizes. Em menos de cinco minutos já está no topo, olhando de cima”. Finaliza comentando que “Ser feliz é estar” no “parque da vida, onde você escolhe em que brinquedo vai”.

Em “Montanha-russa” de Bia Kunze ela relata “que no parque da vida não sou o carrossel. Sou a montanha-russa” comparando o conhecido e pacato com o desconhecido e cheio de abruptas mudanças.

Parque infantil, de diversões ou horto-florestal remete a vários sentimentos e valores essenciais para se viver.

Nos parques da vida aproveite o que puder hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário