quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os herdeiros da Terra

Autor: Donald Malschitzky
Está bem, está bem, não precisa avivar minha memória, pois lembro muito bem do dia em que tentei me inscrever num concurso de ingenuidade e não me aceitaram com o argumento de que, no quesito, sou hours concours. Dizer que Cervantes só escreveu Don Quixote porque nasceu 500 anos antes de mim, pois, se não fosse isso, o título seria outro, você sabe que tem um monte de exagero, mas, pensando bem, ridendo castigat mores, e, no fundo, no fundo, sou um ingênuo idiota que não acredita em Papai Noel, mas tem um defeito bem maior: acredita que o ser humano tem solução.
Falava-se na geração pós-guerra, que, por seus pais terem sofrido as agruras todas, seria educada com mais amor à verdade, mais tolerância, mais solidariedade. Pois o tiro saiu pela culatra, e tivemos que inventar uma tal de contracultura (alguém já descobriu o que, de verdade era isso?) e acreditar em “flores vencendo o canhão”, porque dos pais não recebemos nada disso.
Pode rir, pode, mas eu acreditava que a próxima geração, a dos nossos filhos, seria muito melhor que a nossa, pois herdaria nossa forma de sonhar, acreditaria nos sonhos, mas, por conhecer nossos imensos erros, faria uma síntese positiva e produtiva. Com alguns funcionou, apesar de muitas frustrações. Mas aí descobri que minha geração também foi formada por um monte de egoístas alienados, que nada passaram adiante.
Chamem-me do que quiserem, mas a antítese do que sonhamos está na atual geração que tem entre 20 e 30 anos de idade, com seríssimos reflexos na turma que vem depois. Consumistas, imediatistas, egoístas e sem um pingo de educação, por não a terem recebido ou por se acharem os donos do universo. Tiradas as benditas exceções (e conheço muitas, felizmente), o retrato é esse.
O casal novinho, com perfeita saúde física e nenhuma saúde moral que estaciona na vaga para portadores de necessidades especiais e sai de mãos dadas (“o amor é lindo”), a jovem que xinga porque numa casa separam o lixo reciclável, quando “tem que colocar tudo junto, é mais fácil e o lixeiro leva tudo, mesmo”, a que fica 45 minutos debaixo do chuveiro e não fecha a torneira para escovar os dentes, os jovens que não sabem dizer “bom dia” etc. etc. etc., são apenas extratos de milhões e milhões de jovens que herdarão a Terra. Em que estado, não sei.
Publicado no Jornal Notícias do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário